h1

Primeiro dia de um novo ano

fevereiro 19, 2008

Começou hoje, 19, às 20h, meu novo passatempo: Oficina de roteiro para seriados de TV. Você pretende virar a mais nova roteirista da globo? Não sei, por que não? Mas, na verdade, a intenção de fazer o curso foi outra e tem a ver com a escolha do tema para a minha monografia.

Estava eu outro dia, no centro da cidade, perdida propositalmente, quando resolvi entrar na Livraria da Travessa. Lá não é uma livraria muito organizada como as que você vê num shopping, mas tem seu charme. Em meio a desordem encontrei um livro muito interessante e após passar a tarde inteira lendo, dentro da loja, resolvi comprá-lo.

O livro, escrito por um jornalista, fala sobre seriados de TV. Naquele momento, se deu uma espécie de click dentro da minha cabeça. “Poxa, por que não faço minha monografia sobre seriados de TV? Não faço idéia de qual aspecto abordar, mas pode ser um caminho!”

Sou apaixonada por seriados e pelo poder que eles têm de envolver as pessoas que assistem e torná-las parte deles. Na mesma semana da compra do livro, veio o destino – um amigo me repassou uma newsletter do Grupo Estação, que trazia os novos cursos do Laboratório Estação. Advinha qual era um dos cursos? Oficina de roteiro para seriados de TV!

Não pensei duas vezes, era um sinal! Agarrei com todas as esperanças e me matriculei no curso. Espero conseguir reunir material bibliográfico, experiência e/ou, se possível, ter alguma idéia que me permita fazer algo prático, em vez de fazer monografia.

O primeiro exercício é criar uma cena de uma página, que deve dar algo em torno de 1min30. Deve ser um diálogo entre dois personagens opostos. Todos vão poder ler suas produções durante o próximo encontro.

Vamos ver no que dá!

2 comentários

  1. Opaaa… gostei dessa sua ideia de começar o curso de roteiro para seriados, tem tudo a ver com vc! boa sorte 🙂
    quem sabe um um reality show da produção da disco hein?! hahahahaha
    bjos malinha


  2. esse livro é bom?

    eu estudo jornalismo em recife e tbm escolhi seriados de TV para o tema da minha monografia. as abordagens podem ser muitas, estou escolhendo a série que eu vou analisar.

    agora estou na busca de uma bibliografia sobre o tema.

    já adquiri o “as maravilhosas mulheres das séries de Tv” de fernanda furquim. e estou p comprar o livro dela “sitcom: história e definição”, o “tudo que sei aprendi com a Tv” e o “almanaque dos seriados”. esse último só p ter uma noção do que foram os seriados mais antigos, do que tratavam e tal.

    se vc tiver mais livros, artigos etc p indicar, eu super agradeço.



Deixe um comentário

